CRIVELLA SANCIONA LEI PROIBINDO A DUPLA FUNÇÃO DE MOTORISTAS DE ÔNIBUS

Decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feiraRIO – A dupla função de motoristas de ônibus está proibida no município do Rio. O prefeito Marcelo Crivella sancionou, e publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, a Lei 6.304, que garante o retorno da função de cobrador nos veículos mesmo nos casos em que o veículo possua sistema de biometria . A decisão ocorre no meio de uma disputa entre as empresas de ônibus e a gestão municipal, que anunciou a contratação de uma empresa externa para definir o valor da tarifa em 2018.

O descumprimento da lei implicará na retirada de circulação do veículo e, em caso de reincidência, na suspensão da permissão da linha em que o veículo circula. A lei é de autoria dos vereadores Reimont (PT) e Marcelo Arar (PTB) e do ex-parlamentar Eduardão (PMDB). Não há, porém, data para o início desta fiscalização.

Em nota, a Secretaria municipal de Transportes esclareceu que ainda é necessário a publicação de um decreto de regulamentação da lei, para detalhar “aplicação e prazo de cumprimento por parte dos consórcios”.

SEM REAJUSTE DA TARIFA, DIZ SECRETÁRIO

Em entrevista ao “Bom Dia, Rio”, da TV Globo, o vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, afirmou que não haverá reajuste das passagens em 2018. A declaração vai na contramão da decisão do prefeito do Rio. Após a declaração, a Secretaria de Transportes, em nota, informou que o vice-prefeito e secretário Fernando Mac Dowell “sempre se posicionou contra aumentos abusivos da passagem e luta por uma tarifa justa desde o início da gestão”.

No último dia 5, Crivella se comprometeu a contratar uma auditoria externa para definir, até 31 de dezembro, a tarifa dos ônibus municipais para 2018, segundo o presidente da Rio Ônibus, Cláudio Callak. Callak acrescentou que os estudos levariam de quatro a seis semanas, mas o prefeito de comprometeu a acelerar o processo para a definição até o fim deste ano. O contrato de concessão estabelece a revisão da tarifa de ônibus até o fim do ano. Representantes do setor estiveram reunidos com Crivella durante uma hora e 20 minutos, após dar um “bolo” em representantes do setor um dia antes.