Após paralisação de funcionários, viação Estrela Azul fecha as portas

Empresa opera cinco linhas de ônibus que ligam às zonas Norte e Sul do Rio

Rio – A viação Estrela Azul, que opera cinco linhas de ônibus que ligam às zonas Norte e Sul do Rio, informou, nesta segunda-feira, que encerrou suas atividades. O anúncio do fim da empresa, que integra o consórcio Internorte, aconteceu horas depois de motoristas e cobradores realizarem uma paralisação.

“A empresa empenhou todos os esforços para manter a operação nos últimos meses e não deixar a população desassistida, porém não suportou as dificuldades impostas pela grave crise financeira que afeta o sistema de transporte rodoviário de passageiros do Rio de Janeiro”, a viação informou. “Os consórcios já acionaram o plano emergencial de contingência e estão trabalhando para suprir todas as linhas operadas pela empresa e evitar transtornos à população. Vale lembrar que esta é a 14ª empresa a fechar as portas desde 2015”.

Os funcionários da Estrela Azul decidiram pela greve por causa do atraso de quatro meses no pagamento de salários, cesta básica, vale refeição e 13°. Foi o segundo movimento dos trabalhadores da viação em dois meses, já que no início de dezembro houve uma paralisação.

Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes informou que “não foi oficialmente comunicada sobre o fechamento da referida empresa, sendo informada, apenas, sobre a paralisação”.

Sindicato vai entrar na Justiça

Pela manhã, o vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro (Sintraturb-Rio), José Carlos, se reuniu com a categoria em uma das garagens da Estrela Azul.

“Reuni os funcionários que estavam presentes e informei a posição dos representantes da Estrela Azul. Agora, vamos recorrer à Justiça para que todos recebam o que é devido. Sinceramente, não sabemos onde vamos parar. A situação do transporte na cidade está cada vez mais caótica e quem paga o pato, como sempre, é a categoria e os usuários”, reclamou.

A Estrela Azul é responsável por cinco linhas do consórcio Internorte: 292 (Engenho da Rainha x Castelo), 311 (Engenheiro Leal – Praça XV), 464 (Maracanã x Copacabana), 434 (Grajaú x Copacabana) e 435 (Grajaú x Gávea). Por dia, a empresa transporta cerca de 30 mil passageiros.

Fonte: O Dia